|
|
|
Lançamento da Editora Melhoramentos brinca com a cantiga popular O cravo brigou com a rosa
|
A versão de Ricardo Filho é uma história de amizade na qual nenhum dos lados sai ferido nem despedaçado. |
|
Um jardim suspenso no tempo e no espaço é o terreno das aventuras de um cravo temperamental e uma rosa desabrochada e vermelha como poucas. É também o jardim da nossa própria infância, que simboliza as emoções que cultivamos e que une gerações. Por esse caminho transitam nossas histórias, assim como a amizade do cravo e da rosa, eternizada em forma de cantiga.
Em O cravo brigou com a rosa, publicado pela Melhoramentos, Ricardo Filho se viu às voltas com essa ciranda e, em meio a esse jardim encantado, recontou a história dessas duas flores.
Na versão do autor, nenhum dos lados sai ferido nem despedaçado. Como diria o cravinho, em triste confissão, trata-se do único caso de fofoca cantada que ele conhecia. Segundo ele, foi apenas um desentendimento, afinal, “nunca tinha batido em ninguém em sua vida, nem com uma flor”.
Em sintonia com a poesia do texto, as ilustrações da obra são singelas e a pintura, propositalmente imprecisa, remete ao universo da primeira infância. Feitos a lápis, arte-finalizados em nanquim e pintados com tinta para aquarela, os desenhos traduzem o fascínio pelo universo macro-micro do jardim, tão cheio de vida, dramas e cores.
|
Sobre os autores
Ricardo Filho escreve textos infantis e juvenis. Pela Melhoramentos, também publicou João Bolão, história de um garoto gordinho e bom de bola. Destacam-se entre seus demais lançamentos: Computador Sentimental, Sonho entre Amigos, O Pequenino Grão de Areia, Sobre o Telhado das Árvores, Vovô um Cometa, O Gato Que Cantava de Galo, Na Travessa da Macarronada e O Livro Dentro da Concha.
Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, roteirista de cinema, ministra cursos e oficinas de texto, tendo participado como jurado de importantes concursos literários do país. Ao escrever para crianças, recupera suas primeiras leituras. Volta ao tempo em que o cravo brigou com a rosa.
Tati Móes é artista gráfica, autora de livros e bióloga frustrada. Já ilustrou vários outros títulos, como A Arte de Encantar, Pássaro Humano e Minha Chupeta Virou Estrela. Para os curiosos de plantão (no melhor sentido do termo), segue o blog da artista com outros desenhos: ladamealalicorne.tumblr.com
Sobre a Editora Melhoramentos
Há 123 anos a Melhoramentosocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% das vendas nesse segmento. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos tem entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 147 títulos, um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que bateu um recorde histórico: O Menino Maluquinho passou dos 3 milhões de exemplares vendidos.
|